Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
INFORMAÇÕES RWS

⦁ Descrição do tema:

1.Sobre as rádios comunitárias e web rádios 

Segundo o Ministério das Comunicações o serviço de radiodifusão comunitária brasileira foi criado pela a lei 9.612, de 1998, regulamentado pelo o Decreto 2.615 do mesmo ano. A Radiodifusão Comunitária (RADCOM). Trata-se de um serviço de radiodifusão sonora em frequência modulada (FM), de baixa potência (25watts) e cobertura restrita a um raio de 1 km a partir da antena transmissora. Podem explorar esse serviço somente associações e fundações comunitárias sem fins lucrativos, com sede na localidade da prestação de serviço.

As estações de RADCOM devem atender a uma programação diversificada, sem qualquer tipo de censura. Ainda de acordo com o Ministério das Comunicações a finalidade dos serviços da RADCOM é atender a comunidade onde está inserida, prestando um serviço de utilidade pública. Uma rádio comunitária tem como objetivo dar oportunidades à difusão de ideias, elementos de cultura, tradições e hábitos sociais da comunidade. (LUZ, 2001, p. 16). Ainda em conformidade com Luz, vários fatores oferecem mecanismos à formação e integração da comunidade, o lazer, a cultura e o convívio social prestam um serviço de utilidade pública. Segundo o autor, a integração com aos serviços de defesa civil, é necessário para contribuir para o aperfeiçoamento profissional nas áreas de atuação dos jornalistas e radialistas, garantindo o exercício do direito de expressão das pessoas.

A RADCOM na ética fundamenta-se, num conjunto de valores que se manifesta como o respeito à vida ao ser humano, ao meio ambiente, promovendo a cultura, a arte a educação e o desenvolvimento da comunidade. As entidades e emissoras de radiodifusão comunitária têm o compromisso de contribuir decididamente com os projetos de educação da comunidade, inclusive realizando campanhas educativas e de esclarecimentos, sempre norteadas pela valorização da vida. Na cultura propaga e difunde e estimulam os artistas locais, valorizando os de qualidade. Tem um compromisso com a legítima arte popular valorizando a arte verdadeira; a boa música brasileira e a musica raiz, mostrando o que há de melhor na cultura de outros povos. O jornalismo é voltado para aos interesses da comunidade, os temas são debatidos com profundidade que cada um merece, sem limitar ao tempo dos programas. Luz, afirma que a participação e a integração da comunidade ajudam na integração com o jornalismo e à difusão da inteligência, da cultura e da arte. Por isso a audiência é secundaria, pois não representa ganho comercial e sim o valor da difusão da informação. (LUZDIOCLÉCIO, 2001, p. 14)

1.1 O que é web rádio?

Ligar seu rádio e ouvir uma música da Turquia pode parecer meio absurdo. Afinal, se até a música brasileira às vezes tem pouco destaque nas rádios, imagine a desse país longínquo. Mas, com as web rádios, isso está se tornando possível. Hoje você já pode ligar o seu computador e "sintonizar" uma rádio de rap turco. Tudo bem, rap turco pode não ser seu tipo de música preferido, mas imagine o quão longe ele consegue chegar, mesmo sendo tão específico. Também imagine que o dono dessa rádio não seja um grande empresário, um político ou um líder religioso, mas um grupo de hip hop de uma comunidade turca. Agora pense no melhor de tudo isso: Você também pode fazer uma rádio comunitária  na web.

1.2 Como funciona

O conteúdo de uma web rádio não difere muito do de uma rádio comum, afinal, as duas têm a mesma matéria-prima: o som. A diferença está na forma de transmissão do áudio. Numa rádio convencional, AM ou FM, o som é transformado em ondas eletromagnéticas, que se propagam pelo ar e são captadas por aparelhos de rádio. Basta um radinho de pilha para ouvir este tipo de rádio, mas seu alcance fica limitado geograficamente às áreas atingidas pela antena de transmissão. Além disso, a legislação brasileira impõe muitas restrições quanto ao acesso ao direito de radiodifusão. Nas web rádios, o som digital é enviado por meio da internet. Ou seja, você precisa de um computador conectado à rede para poder "sintonizar" a rádio. O alcance é praticamente global, pois a internet existe em quase todos os lugares do mundo e está se popularizando.

1.3 Redes

Além de ser um meio de divulgação, as rádios também podem agir incentivando a produção e atuação cultural, social e política de grupos e entidades. Com a web rádio, esses benefícios ficam mais acessíveis. Por isso e pela própria natureza da rádio transmitir a web rádio se torna um instrumento ideal para a formação de redes. Uma rede é formada por nós interconectados. Numa rede social, os nós representam indivíduos ou grupos, e as conexões, as relações existentes entre eles. A rede está presente no nosso círculo de amigos, nas parcerias profissionais, na família. Quanto mais abrangente a rede, com mais ligações esparsas a nós distantes da rede principal, mais propícia ela é para trazer novas ideias e oportunidades para seus membros.

A Rádio Web Sobradinho-DF, surgiu a partir desse projeto acadêmico e com três meses no ar consta até esse momento quase 3.000 acessos da região e de outros estados. Isso mostra o poder que tem de levar a informação para aquela pessoa que busca se informar com o que acontece na sua cidade de origem.  Além do espaço para divulgar as músicas que gosta, o trabalho de novos grupos, notícias e eventos sobre vários temas. http://www.radiowebsobradinhodf.com.br

1.4 A internet e a tecnologia streaming 

Em virtude das novas tecnologias a exploração dos meios de comunicação, tornou a rede mundial dos computadores capaz de transmitir online todo o conteúdo de áudio e vídeo através de streaming uma tendência na rede mundial de computadores. A descoberta da aplicação desta tecnologia comercialmente ocorreu há pouco tempo e este tipo de transmissão despertou um grande interesse tanto das grandes companhias de rádio e televisão entre suas gerencias pelo o mundo. O que é Streaming? Streaming é a forma de transmissão de áudio através de uma rede qualquer de computadores, sem a necessidade de efetuar downloads do que está vendo ou ouvindo. No Streaming a máquina recebe as informações ao mesmo tempo em que as repassa ao usuário. No Streaming as informações transferidas sai um fluxo de dados de um servidor. O decodificador é um player dedicado ou um plugin  que funciona como parte de um navegador da web. O servidor, o fluxo de informações e o decodificador trabalham juntos para permitir que as pessoas ouçam às transmissões ao vivo ou pré-gravadas. 

Uma série de novas aplicações para essa tecnologia vem surgindo a cada dia, e a tendência é que a popularização do Streaming chegue mais cedo do que esperado, pois novas tecnologias possibilitam que cada vez mais a qualidade dos arquivos transmitidos melhore juntamente com as novas propriedades da Internet banda larga que permitem que um conteúdo possa ser acessado por horas a fio sem que haja interrupções na transmissão. (AVILA, 2008, p103) Na web, o rádio encontra uma possibilidade maior de liberdade de expressão se comparado às rádios tradicionais (comerciais). A internet fornece uma série de ferramentas para as pessoas usarem na recuperação de informações e comunicação individual, grupal e de massa, contudo, o diferencial mais significativo entre as mídias tradicionais e a internet é que esta produz experiências interativas, criando novas configurações entre fontes, mensagens e receptores. É um mundo novo que se escancara diante do ouvinte-internauta, sem barreiras, sem possibilidade de cerceamento (BARBEIRO e LIMA, 2001, p3).

“Portanto as transmissões de rádio e TV via Web possuem uma grande importância para a não monopolização dos meios de comunicação hoje e futuramente”. (AVILA, Renato Nogueira Perez, 2008, p3).

⦁ Objetivos da Rádio Web Sobradinho- DF.

O primeiro objetivo desse projeto é aplicar os conceitos e valores das rádios comunitárias de FM comuns no dial com prefixos 104,9MHz e 89,1MHz canais destinados as rádios comunitárias limitados por um espaço geográfico e regulamentados por lei e decretos para operar em baixa potência.

O segundo objetivo deste projeto é criar uma Rádio Web Comunitária que possa comprovar a viabilidade de ações comunitárias por meio da rede digital como instrumento eficaz de comunicação como oportunidade de troca entre as comunidades. Pretende a Rádio Web Sobradinho-DF utilizar a tecnologia como  meio de comunicação e difusão da informação usando a internet banda larga, Streaming de áudio e vídeo como tal. Distintos nomes e o mesmo desafio: Democratizar a palavra para democratizar a sociedade. http://www.radiowebsobradinhodf.com.br

Pretende-se com esse projeto de Rádio Web promover o intercâmbio cultural entre outras web rádios através da música.Outras rádios convencionais podem se juntar à nós, enriquecendo ainda mais o trabalho de cada um. Estabelecendo essa rede, pode-se utilizar o canal de comunicação criado para trocar não só material radiofônico, mas também ideias e informações que interessem a todos envolvidos. 

 

⦁ Justificativas

É com base nos levantamentos teórico e acadêmico específico de uma realidade que espera-se sustentar esse mais novo meio de comunicabilidade que é a busca de uma melhor compreensão sobre as transformações vividas pelas as rádios comunitárias em função das novas tecnologias, e as consequências destas mudanças para o cidadão e a sociedade. As novas tecnologias trouxeram ao rádio o máximo da sua própria essência: a velocidade, a instantaneidade, a mobilidade. Aproximaram a qualidade dos serviços prestados e a credibilidade na apuração do fato e da notícia.

A Rádio Web Sobradinho- DF surgiu com a necessidade de se criar um vínculo maior com a população de Sobradinho, através da mídia on-line onde todos podem ter o direito de interagir com os mais diversos assuntos da cidade. Sobradinho, Setor de Mansões, Fercal, Condomínios, Vila Rabelo I e II recebeu o título de Cidade Arte. A Rádio Web Sobradinho é um canal de comunicabilidade para divulgar a cultura local seus artistas, eventos mantendo bem informado o internauta sobre a cidade onde vive. 

⦁ No ar! Infraestrutura básica

Para pôr a estação para funcionar,  foi definido um espaço amplo com um estúdio em fase de conclusão, local de onde acontecerão as transmissões. Convidados poderão dar  entrevistas ou músicos poderão tocar ao vivo. O estúdio já conta com  um computador com placa de som e acesso à internet, microfones, fone de ouvido, mesa e monitores de som, além de cabos e conectores. Relações de materiais disponíveis: 01 mesa de áudio modelo Behringer de 12 canais- 01 microfone modelo B-2 Pro Behringer- 01 Pré Amplificador modelo Ultragain PRO Behringer- 01 Mini Disc. Pré Deck modelo Sony. Computador com as seguintes configurações: Placa mãe ASUS, Sistema Operacional Windows 7 Ultimate 64bits, Processador: Intel Core i3, Memória 8192MB RAM, Placa de vídeo: NVIDIA GeForce 8600 GT, Placa de áudio modelo Áudio 1010LT- Software público: Sond Forge e Vegas Vídeo. Ver anexo deste trabalho na página 18.

⦁ Transmissão

Há basicamente três formas de se “transmitir” um áudio pela internet. A escolha por uma delas vai depender dos objetivos e das capacidades técnicas de equipe e infraestrutura da rádio. A forma tradicional escolhida e que mais se assemelha a uma rádio convencional é a transmissão “ao vivo”, também chamada de transmissão síncrona. É a web rádio propriamente dita. O ouvinte “sintoniza” a rádio e escuta o que está sendo transmitido do estúdio naquele momento. Esse tipo de transmissão demanda uma infraestrutura mais complexa. Em resumo, ela funciona assim: você toca o seu áudio em um software instalado no seu computador, que o codifica e o envia a um servidor de web rádio, que pode rodar na mesma máquina; esse servidor, por sua vez, distribui a transmissão aos ouvintes pela internet.

Outra forma de transmissão é através das playlists, conhecida como transmissão assíncrona. Com elas, você pode montar uma seleção de programas e músicas, como a programação de uma rádio. A diferença é que o ouvinte vai escutá-la quando quiser. O áudio só será “transmitido” quando o ouvinte abrir a playlist no computador dele.

Há ainda a maneira mais simples de se divulgar um áudio. Você pode simplesmente disponibilizar um arquivo de áudio do seu programa para em um site. Esta forma é interessante para compartilhar material radiofônico com outras rádios.

A Rádio Web Sobradinho-DF pretende usar os serviços de Streaming de áudio e um site administrável, da empresa BR LOGIC, para assegurar os serviços prestados pela  rádio web ao público. Primeiro passo foi registrar um domínio na rede mundial com o endereço eletrônico: www.radiowebsobradinhodf.com.br no valor de R$ 35,00 trinta e cinco reais. Serviços de site administrável custo mensal de R$ 49,90 quarenta e nove reais e noventa centavos por mês. 

⦁ Programação visual: Uma proposta de marketing para a rádio

Pretende-se desenvolver uma atividade de marketing bem estruturada e estrategicamente pensada para sua divulgação. Para isso, um plano de marketing planejado e bem orientado ajudará a nortear as atividades da rádio web.

 

⦁ Imagem corporativa

Para vender a Radioweb, que ainda tem sua imagem desconhecida no mercado, investiu-se em detalhes como logotipo, slogan, camisetas, cartões e bonés para divulgação. Uma forma de tornar  perceptível aos clientes a nossa marca que de um modo  influenciarão em sua decisão importante para futuras parcerias. Ver anexo deste trabalho na página 19.

 

⦁ Utilização da internet como meio de divulgação da rádio

A internet é um meio de comunicação com investimento relativamente baixo frente a outros meios utilizados como esforço de marketing. Seu crescimento tem causado muito impacto no modo de consumo das pessoas, e a tendência é que isso se espalhe e cresça ainda mais. Além disso, esse meio pode ser utilizado em diversas etapas do negócio como: prospecção, divulgação da marca, pré-venda, pós-venda etc. Pretende-se usar para divulgar a rádio web os serviços de mídias sociais e blogs gratuitos existentes - Facebook,  Twitter, WordPress, etc com intuito de promover a interação do internauta, buscando maior aproximação e envolvimento.Ver anexo deste trabalho na página 19. O bom relacionamento com os clientes deve ser o pensamento primordial e sua resposta a ele, frente aos canais de comunicação escolhidos, deve ser pronta e eficiente, sem delongas. Outro recurso a ser utilizado é o e-mail marketing que poderá ajudar a divulgar a rádio web. Com o cuidado para não enviar e-mails demais no mesmo dia, pois isso poderá gerar desconforto ao cliente, que automaticamente pensará se tratar de práticas indesejáveis (spam). Ver anexo deste trabalho na página 20

 

⦁ Relacionamento e parcerias

É muito importante ter parcerias e um bom relacionamento com as empresas do meio de atuação, principalmente, com os veículos que divulgam as notícias do setor, como revistas e jornais. A rádio web Sobradinho pretende criar um relacionamento com outros meios de comunicação da cidade para buscar o seu reconhecimento.

Portanto, conquistar seus contatos é premissa para trocas eficientes. Ter um bom relacionamento com aliados facilitará  que o nome da radioweb possa ser disseminado por estas parcerias de forma interessante para o negócio. O importante é mostrar onde a radioweb poderá contribuir, em troca da tão prestigiada colaboração por parte dos seus parceiros. Afinal, divulgação positiva é o que a Rádio Web Sobradinho-DF precisa para associar a marca a um bom negócio.