Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Falta de água ocorrida nas regiões de Sobradinho e Planaltina são decorrentes do período crítico da seca
25/09/2019 08:08 em CIDADES

Adasa: problema de abastecimento de água no DF é temporário e localizado

 

 RWS@redacaoradiowebsobradinhodf.com.br

 

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) informa que a falta de água ocorrida nas regiões de Sobradinho e Planaltina são decorrentes do período crítico da seca, que reduziu o nível dos rios que abastecem a região. A Agência ressalta que é um problema localizado, e que tem recebido atenção contínua.

 

A bacia do Pipiripau, que abastece o sistema Sobradinho-Planaltina, está sendo monitorada diariamente e um grupo de acompanhamento integrado por representantes da Adasa, Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), Secretaria da Agricultura, Emater e produtores da região tem definido ações para garantir o equilíbrio no abastecimento entre irrigantes e moradores nesse período crítico de seca, por meio de alocação negociada.

 

Reclamações de outras localidades como Gama, Guará, São Sebastião e Sobradinho 2 são decorrentes de problemas diversos como rompimento de adutora e falta de energia e manutenção em redes, corrigidos pela Caesb, sem qualquer risco de desabastecimento.  A Adasa orientou a Caesb a informar à população, com a maior antecedência possível, as interrupções no fornecimento de água.

 

Os reservatórios do Descoberto e de Santa Maria, que abastecem grande parte da população (85%) do DF, estão em níveis satisfatórios, acima das projeções feitas por técnicos da Adasa, no início do ano. O reservatório do Descoberto, que deveria atingir o volume útil de 55%, em 30 de setembro, está com a capacidade de 77%. O reservatório de Santa Maria, que pelas projeções estaria com o volume de 75%, fechará o mês com níveis acima de 90%.

 

O grupo de acompanhamento poderá alterar os termos da alocação negociada em vigor, caso seja necessário. 

COMENTÁRIOS