“ORGULHO” NO CORAÇÃO DOS JUDOCAS E ADMIRADORES DO MUNDO INTEIRO.
04/11/2016 - 11h19 em Cidades

“ORGULHO” NO CORAÇÃO DOS JUDOCAS E ADMIRADORES DO MUNDO INTEIRO.

Visão : Coluna Especial Comemorativa
Por: Raquel Luiza da Silva Ferreira 
Professora de Educação física

Celebramos hoje 28 de outubro, o DIA MUNDIAL DO JUDO, data muito importante para os milhões de Praticantes, em mais de 200 Países que abriram as suas portas a esta modalidade desportiva, conquistando inúmeros adeptos não importando sua Etnia, Idade, Sexo, Mobilidade Física e Psicomotora.49d5dc03-011b-4ece-94e2-5b3b89d64581

Resumidamente, gostaria de destacar a historia do Judo, desenvolvido através do estilo Takenouchi-ryu fundado em 1532, considerado a origem do estilo Ju-Jutsu japonês. O judô é derivado do Ju-Jutsu, uma arte que serve tanto para atacar quanto para defender usando nada mais que o seu próprio corpo.                   A data de hoje é duplamente celebrada, comemoramos a data do nascimento de Jigoro Kano, o grande iniciador do Judo, que nos deixou um legado enorme de princípios, sentimentos e formas de ser e estar na vida.

Em 1882, o mestre Kano fundou o Instituto Kodokan. O termoKodokan se decompõe em ko (palestra, estudo, método), do (caminho ou via) e kan (Instituto).

Assim, significa “um lugar para estudar o caminho”, o que explica muito bem a intenção do fundador da arte. Conhecido como o pai do judo, Jigoro Kano, construiu as bases da modalidade no espírito do “ippon-shobu” – “a luta pelo ponto completo”, ou seja, para além de ser um desporto de defesa pessoal, o judo oferece aos seus praticantes a possibilidade de superarem as suas próprias limitações físicas, mentais e espirituais.

Com seu trabalho, Jigoro Kano conseguiu criar uma modalidade que não se restringe a homens com vigor físico, se estendendo a mulheres, crianças e idosos, de qualquer altura e peso. O judo é, acima de tudo, uma escola de valores, onde se procura ensinar os atletas a serem cidadãos, que vivem em harmonia com a sociedade, sempre com respeito pelo próximo, uma atividade física com uma forte componente educativa, racional, objectiva e eficaz.

Os últimos 22 anos da vida de Jigoro Kano foram praticamente consumidos em constantes viagens em seu país e no exterior. Ele amava a vida. “O judo é a arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual e a vitória representa um fortalecimento espiritual”. Mestre, Jigoro Kano.

Noção de Respeito é uma das principais noções morais que encontram-se dentro do Judô, a partir do termo Jita Kyoei, que significa “bem estar mútuo”. O respeito é fundamental para uma vida social agradável e para uma vida profissional de sucesso.

Judô sem respeito não é Judô. É apenas “Ju”, sem o sentido do caminho ( “Dô”) a ser trilhado, é aprender dia a dia com seus colegas de treino, da mesma forma que se deve aprender todo o dia com seus companheiros de trabalho, seus amigos, seus pais e semelhantes. Respeito no judô é dar valor a tudo o que se aprende, ao que se pode aprender, e ao que se pode ensinar. Dar valor ao aprimoramento do corpo e da mente e ao crescimento próprio e em conjunto, respeito é dar valor a tudo isso.

O Judo se destaca com grande importância na vida dos seres humanos desde o desenvolvimento na infância. E porque o destaco como importante? Num cenário complexo em que, como pais e educadores, cada vez mais nos sentimos inseguros com relação a melhor maneira de educarmos nossos filhos e alunos, faz-se necessário utilizarmos de varias estratégias para alcançarmos o êxito dessa difícil tarefa. É nesse contexto que destaco a importante colaboração do Judô.

O treinamento de Judô é árduo como as dificuldades que enfrentamos no nosso dia-a-dia. Portanto, o bem-estar dos praticantes é gratificante e compensador, levando-os, pelos treinamentos de ataque e defesa, a se aperfeiçoarem e a contribuir com algo para seu próximo, sendo útil à sociedade. Esta é a meta final da disciplina do Judô, isto é, o que realça a verdadeira beleza e que valoriza o Judô como educação.

dia-do-judo-1
ASSOCIAÇÃO GRANADO JUDÔ

Nesse grande e importante dia, quero desejar as Associações, Clubes, Judocas e a todos quantos se relacionam com o Judo meu Sincero Respeito e  Parabéns!!!

nova-judo

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Ouça nossa rádio